Direitos. Igualdade. Empoderamento.
Ontem participei numa mesa redonda cujo o tema eram os "Direitos humanos - foco na mulher". No Cartaz do evento lia-se "Para todas as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento."
É difícil não pensar na Valentina. O caminho é árduo. E torna-se ainda mais difícil quando não colaboram connosco, quando nos criam barreiras desnecessárias, quando a falta de solidariedade e de empatia dominam. Assim, para a Valentina, a luta começa pela Inclusão. Direitos. Igualdade. Empoderamento.
Hoje escrevi, em coautoria, uma crónica sob o mote do Dia Internacional da Mulher. Algures digo "É HORA de uma reviravolta! As mulheres não são “sombras” e os homens não precisam ser “heróis”. A sobrevivência e o progresso da sociedade dependem do respeito e da valorização de cada indivíduo – pelo que são, pelo que contribuem e pelo impacto que têm nas vidas ao seu redor e nas gerações futuras." (podem ler a crónica aqui: https://pxp-cminho.blogspot.com/2025/03/8.html)
O Respeito e Valorização de cada indivíduo começa na escola (antes dela, até). Se a escola não cultiva nem pratica estes valores, o que devemos esperar da sociedade?
Comments
Post a Comment